quinta-feira, 18 de abril de 2013

Tremor de 3,5 de magnitude atinge Montes Claro (MG)


Pequenos abalos sísmicos são comuns no Brasil


Abalo de 3,5 graus na Escala Richter atingiu Montes Claro nesta quinta-feira
Reprodução internet
Abalo de 3,5 graus na Escala Richter atingiu Montes Claro nesta quinta-feira
Na manhã desta quinta-feira (18) um tremor de 3,8 graus na Escala Richter atingiu a cidade de Montes Claro, no norte de Minas Gerais. De acordo com o especialista em geociências da Universidade de São Paulo (USP) Marcelo Assumpção, pequenos abalos sísmicos são comuns no Brasil.
“Não existe uma razão concreta para esses tremores acontecerem. Em Montes Claro aconteceu, pois existem pequenas falhas geológicas que não eram conhecidas”, afirmou o professor.
Esses tremores costumar acontecer mais na região Nordeste, mais precisamente nos estados de Ceará e Rio Grande do Norte, já que nesses dois estados a crosta terrestre é mais fina e sofre tensões mais fortes.
Assumpção afirmou que tremores mais fortes, a partir de 5,0 graus na Escala Richter, são raros acontecerem no Brasil, já que o país está no centro da Placa Sul-Americana. E explicou que abalos dessa magnitude podem ocorrem apenas a cada quatro anos. O último grande tremor, com 5,2 graus na Escala Richter, foi sentido na região Sul e Sudeste em 2008.
“Existem muitas falhas geológicas pequenas e de difícil identificação e por causa dessas falhas podem ocorrer pequenos tremores em qualquer lugar do Brasil e a qualquer hora”, explicou o especialista, que faz parte do Observatório Sismológico da USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe o seu comentario

"a palavra de DEUS liberta"