quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Como facilitar a expulsão de toxinas pela pele

Durante todo o dia, nosso corpo elimina toxinas pela pele – tanto pela pele externa, chamada de pele ou cútis, quanto pela pele interna, chamada de mucosa. Ambas são permeáveis e permitem o trânsito de substâncias para dentro e para fora do corpo. A pele externa funciona como um pulmão, permitindo a saída de toxinas do corpo e a entrada de oxigênio. Por isso devemos evitar o uso de muita roupa ao mesmo tempo, sobretudo sintética, para não atrapalhar a troca de substâncias entre o corpo e o ambiente.
Toxinas são substâncias estranhas ao corpo que entram por duas vias principais: nariz e boca – órgãos que têm barreiras para evitar a entrada de toxinas: o olfato e o paladar, respectivamente. Essas barreiras, porém, com o tempo e o costume passam a permitir a entrada de toxinas. Por exemplo, um fumante se acostuma com a fumaça do cigarro e as pessoas em geral se habituam a comer basicamente alimento cozido, que não tem vida.
Quando aquecemos o corpo com exercícios, agasalho, sauna e banho de sol, ele transpira e elimina toxinas pelo suor. Uma parte dessas substâncias, porém, fica sedimentada na pele, fechando os poros e dificultando a respiração pela pele. Para eliminar essas toxinas, são necessários longos banhos mornos, preferencialmente esfregando a pele com as unhas ou com bucha vegetal. A caspa, por exemplo, é a eliminação dessa seborréia pelo couro cabeludo.
Outra forma de eliminar toxinas é pelo contato direto da sola dos pés com o solo. Por isso é ótimo caminhar descalço na areia da praia.

"a palavra de DEUS liberta"