sábado, 3 de agosto de 2013

12 Passos para um casamento feliz





Em dez anos de aconselhamento matrimonial, tenho notado alguns problemas que costumam estar presentes em quase todos os casamentos, tanto daqueles que estão enfrentando dificuldades quanto daqueles que estão caminhando para elas.
Aqui estão algumas dicas que, se seguidas com sinceridade, poderão eliminar muitos desses problemas e tornar seu casamento mais bem sucedido e sua fé mais forte. Algumas são práticas, e outras, espirituais. Espero que todos elas sejam valiosas.
1) Procure evitar comer em restaurantes o máximo que puder. O valor gasto com o hábito de se comer fora o tempo todo é astronômico e vai frequentemente extrapolar seu orçamento, e as preocupações e discussões relacionadas a dinheiro são uma das maiores causas de conflitos conjugais. E este hábito também não é saudável. Compre alimentos econômicos uma vez por semana e prepare a comida. Sobre o orçamento, elabore um e cumpra-o, isso irá ajudá-lo a evitar uma vida inteira de discussões. Simplesmente gastar até que você já não tenha mais dinheiro ou crédito, irá inevitavelmente, fazer da sua vida e de seu casamento uma bagunça.
2) Coma suas refeições juntos, como uma família, à mesa e não na frente da televisão. Use o tempo juntos para conversar e descobrir como estão as pessoas. Nada une mais de perto uma família do que uma boa e edificante conversa regular.
3) Certifique-se de fazer o culto familiar (devoções) juntos todos os dias. Tente vinculá-lo a alguma outra coisa que você faça habitualmente, como comer. Tudo o que você realmente tem que fazer é ler a Bíblia, ou material devocional baseado na Bíblia e orar juntos. Deixe seus filhos acostumados a este hábito. Eles aprendem tanto a importância quanto a forma de adorar a Deus na casa de seus pais, e não na igreja.
4) Faça do Dia do Senhor um dia para descanso e adoração, e não para trabalho ou lazer desvairado. Gaste esse dia juntos, como família, no estudo da Bíblia, na igreja, na leitura e meditação e no descanso. Não destrua a paz e o crescimento espiritual que advém de um domingo piedoso “planejando” toda sorte de atividades ou passeios.
5) Aqui estão algumas regras simples para as amizades. Saia com pessoas que são boas influências, que fortalecem seu casamento e sua fé, ao invés de puxar ambos para baixo. Além disso, nunca obtenha conselhos sobre “relacionamentos” (especialmente quando isto vai contra os desejos de seu cônjuge) de pessoas que não conseguiram manter os seus próprios casamentos e relacionamentos juntos. O mesmo vale para questões de criação de filhos – ouça a pessoas que criaram crianças as quais você ficaria feliz de ter como seus próprios filhos. Ah! E pessoas do sexo oposto não devem ser seus “melhores amigos” nunca.
6) Decisões finais de abandono, tais como divórcio e endividamento raramente ou nunca fazem as pessoas que optam por elas mais felizes. Anos de aconselhamento me têm confirmado isso. Estas decisões geralmente só levam à amargura e a mais daqueles mesmos problemas que causaram o divórcio original ou o endividamento. Sua melhor opção é SEMPRE corrigir os problemas que estão pressionando você para o divórcio e para o endividamento!
7) Poucas coisas na vida serão tão valiosas para o seu casamento como pertencer a uma igreja bíblica e firme, e ter um pastor e presbíteros que pregam e ensinam a Palavra, e que te conhecem, e que estão bastante preocupados com seu crescimento espiritual. Além disso, você frequentemente perceberá que é na igreja que você encontra os amigos que podem fazer a você e à sua família o maior bem. Por isso, NUNCA se mude para um lugar onde você não encontrará uma boa igreja, isso nunca vale a pena. Lembre-se também, a igreja mais firme do mundo só será valiosa para você em proporção direta à quantidade de tempo que você gasta nela!
8) Lembre-se que o único impedimento real para se ter um casamento feliz é a condição de SEU coração! Os mais pobres cristãos nas piores das circunstâncias terrenas podem ter casamentos felizes se os seus corações estiverem fixos em Cristo e eles estiverem vivendo para/e servindo ao outro, como um ato de devoção ao seu Salvador. Por outro lado, as pessoas mais ricas do mundo terão, inevitavelmente, um casamento infeliz se elas estiverem vivendo para/ e servindo a si mesmas, e esperando que seus cônjuges as sirvam também.
9) Lembre-se que o seu cônjuge não é Deus e jamais poderá substituí-lo ou fazer as coisas que só Ele pode fazer. O seu cônjuge não pode preencher o vazio de Deus em seu coração, responder às suas orações, atender às suas necessidades espirituais, dar a você força espiritual para enfrentar os desafios da vida diária, ou abrir as portas do céu para você. Se você espera que o seu cônjuge faça qualquer uma dessas coisas, você está procurando no lugar errado e sempre ficará desapontado.
10) Lembre-se que as raízes da sua depressão residem em você, não nas circunstâncias ao seu redor. Alterar suas circunstâncias externas, tais como a sua casa, seu trabalho, seu cachorro, ou até mesmo o seu cônjuge, nunca criará alegria verdadeira e duradoura. Então, se a sua resposta para o descontentamento e a infelicidade é mudar as coisas ao seu redor, você perceberá que ainda que você fique feliz por algum tempo, o descontentamento sempre retorna. Se você está sempre procurando superar o descontentamento, o que realmente precisa ser mudado é a condição de seu próprio coração¹.
11) Quanto mais cedo melhor, sente-se com o seu cônjuge e definam quem deve fazer o quê. Não definir tarefas domésticas e, então, realizá-las é a causa de inúmeras discussões desnecessárias e mágoas. E lembre-se, independentemente de quem faz o quê, alguém vai ter que fazer cada tarefa, ou a casa não funcionará. Isto inclui cozinhar e limpar.
12) Lembre-se que o casamento é uma maratona, não uma corrida de cem metros, e esta corrida vai levá-lo a vales profundos e às mais altas montanhas. O casamento é a união vitalícia de dois pecadores que vivem em um mundo caído, e que estão diariamente envolvidos em guerra espiritual. Certamente haverá MUITOS dias tristes, e às vezes até mesmo semanas ou meses, mas se você deseja fazê-lo alcançar o planalto iluminado, você precisa aprender a perseverar. Se você continuar desistindo quando as coisas ficam difíceis, você nunca o levará para fora dos vales. Confie em Cristo, e dependa Dele para lhe dar a força!

¹ Se você está se perguntando como diagnosticar o verdadeiro estado do seu coração, faça-se esta pergunta primeiro: “Qual é o verdadeiro objetivo da minha vida?” Se a sua resposta for algo semelhante à frase “glorificar a Deus e gozá-lo para sempre”, ou “Correr a carreira para o céu olhando para Jesus, autor e consumador da minha fé, a cada passo do caminho!”, seu coração está batendo e você está no caminho certo. No entanto, se sua resposta é: “Ser feliz”, ou “Me divertir”, ou “Ser famoso ou rico ou admirado ou bem sucedido”, então em um nível fundamental, VOCÊ é o centro do seu coração, e não CRISTO. Para ser franco, você é seu próprio ídolo, e você construiu um deus vil. Servir a si mesmo nunca vai fazer você realmente feliz. Amar o Senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a sua força, e com todo o teu entendimento, e ao próximo como a si mesmo, vai!

"a palavra de DEUS liberta"