terça-feira, 2 de abril de 2013

O papa mostra que o poder é sempre uma máscara de teatro




Leonardo Boff
As ideias podem iluminar as pessoas, mas são os exemplos que atraem e nos põem em marcha. Muitas explicações mais confundem que esclarecem. As práticas falam por si.
O que tem marcado o novo papa Francisco, aquele “que vem do fim do mundo”, são gestos simples, populares, óbvios para quem dá valor ao bom senso comum da vida. Ele está quebrando os protocolos e mostrando que o poder é sempre uma máscara e um teatro, mesmo em se tratando de um poder pretensamente de origem divina.
O papa Francisco simplesmente obedece ao mandato de Jesus, que, explicitamente, disse que os grandes deste mundo mandam e dominam: “convosco não deve ser assim; se alguém quiser ser grande, seja servidor; quem quiser ser o primeiro, seja servo de todos; pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir” (Mc 10-43-45).

Um homem simples
Se Jesus disse isso, como pode o papa agir diferentemente? Na verdade, com a constituição da monarquia absolutista dos papas, especialmente a partir do segundo milênio, a instituição eclesiástica herdou os símbolos do poder imperial romano e da nobreza feudal: roupas vistosas, ouropéis, cruzes e anéis de ouro e prata e hábitos palacianos.

Como estudante, no quarto em que me hospedava no convento franciscano de Munique, que remonta ao tempo de Guilherme Ockham (século XIV), só um quadro renascentista na parede valia alguns milhares de euros. Como combinar a pobreza do Nazareno aos báculos dourados e às estolas e às vestes principescas dos atuais prelados? Honestamente, não dá. E o povo nota essa contradição. Tal aparato nada tem a ver com a tradição de Jesus e dos apóstolos.
O CARNAVAL ACABOU…
Segundo alguns jornais, quando o secretário do conclave quis colocar sobre os ombros do papa Francisco a mozetta, aquela capinha, ricamente adornada, símbolo do poder papal, ele simplesmente disse: “O Carnaval acabou; guarde essa roupa”. E apareceu com sua veste branca.
Para mim, o gesto mais simples, honesto e popular do papa Francisco foi o de ir ao hotelzinho onde se hospedara para pagar suas contas. Entrou e pegou ele mesmo suas roupas, cumprimentou os funcionários e foi embora. Que potentado civil, que opulento milionário, que famoso artista faria tal coisa? Mas ele não fazia a mesma coisa quando era cardeal em Buenos Aires?
Frei Betto cunhou uma expressão de grande verdade: “A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam”. Efetivamente, se alguém sempre pisa em palácios e suntuosas catedrais, acaba pensando na lógica dos palácios e das catedrais. Por essa razão, no domingo, o papa celebrou missa na capelinha de santa Ana e, depois, foi conversar com os fiéis à porta.
Coisa notável e carregada de conteúdo teológico: não se apresentou como papa, mas como “bispo de Roma”. Pediu orações não para o papa emérito Bento XVI, mas para o bispo emérito de Roma, Joseph Ratzinger. Com isso, ele retomou a mais primordial tradição da Igreja, a de considerar o bispo de Roma “o primeiro entre os pares”.
VIVER A SIMPLICIDADE
Pelo fato de na cidade estarem sepultados Pedro e Paulo, ganhava especial proeminência, mas esse poder simbólico e espiritual era exercido no estilo da caridade, e não na forma do poder jurídico sobre as demais igrejas, como predominou no segundo milênio.
Não me admiraria absolutamente se resolvesse abandonar o Vaticano e fosse morar num lugar simples, com amplo espaço exterior para receber a visita dos fiéis. Os tempos estão maduros para esse tipo de revolução nos costumes papais. E que desafio está representando para os demais prelados da Igreja: viver a simplicidade voluntária e a sobriedade condividida.

Vídeo mostra pastor sendo morto em padaria durante assalto em Ribeirão




Do G1 Ribeirão e Franca
Câmeras de segurança de uma padaria registraram o momento em que um pastor evangélico de 45 anos foi baleado e morto durante um assalto ao estabelecimento na noite de terça-feira (12) no bairro Campos Elíseos em Ribeirão Preto (SP). A vítima, segundo testemunhas, não percebeu a ação dos suspeitos porque falava ao celular de costas para o caixa da loja. As imagens mostram Newton Cesar Reyde sendo atingido por dois tiros disparados por um dos homens. A dupla fugiu em seguida e até o momento, de acordo com a polícia, não foi encontrada.
O crime aconteceu por volta das 23h de terça-feira na padaria que fica na Rua Marquês de Pombal. Segundo o dono do estabelecimento, o comerciante Pedro Ribeiro de Araújo, os dois suspeitos chegaram ao local e renderam o segurança. “Eles entraram e o segurança rendido avisou o meu irmão que estava no caixa que era para ele entregar o dinheiro. O meu irmão pôs o dinheiro em cima do caixa, eles guardaram na sacola e ficaram roubando celulares de quem estava no local”, diz.
De acordo com Araújo, após pegarem o dinheiro, um dos rapazes viu que Newton falava ao celular no balcão da padaria. “A vítima estava aguardando ser atendida e falava ao telefone. Um dos ladrões tomou o celular do rapaz pelas costas. A vítima não se deu conta de que estava acontecendo um assalto. Infelizmente, ele veio inocentemente em direção à entrada da padaria porque ele entendeu que era simplesmente o furto do celular dele”.
As imagens mostram o pastor se dirigindo à porta da padaria em busca do celular no momento em que um dos suspeitos aponta a arma e atira contra ele. Dois tiros acertaram o queixo e as costas dele. O terceiro tiro atingiu a vitrine.
Newton chegou a ser levado em uma ambulância até a Santa Casa da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo dele está sendo velado na igreja evangélica frequentada por ele no bairro Campos Elíseos.
Além do dinheiro do caixa, os suspeitos fugiram levando celulares de clientes e o relógio do segurança. Eles ainda não foram localizados pela polícia. “Estamos muito abalados, principalmente, por se tratar de um cliente amigo. A gente sabe que hoje a impunidade é muito grande. As pessoas cometem crimes bárbaros como esse e muitas das vezes não dá em nada”, diz o comerciante.
Homem cai no chão após levar dois tiros em padaria de Ribeirão (Foto: Reprodução/EPTV)
Homem cai no chão após levar dois tiros em padaria de Ribeirão (Foto: Reprodução/EPTV)

Criminosos fazem arrastões em igreja e restaurante em SP




Três suspeitos foram detidos dentro da igreja no domingo, na Zona Sul.
Na região central, restaurante foi alvo dos ladrões.

Três assaltantes invadiram uma igreja evangélica no Jardim Esmeralda, na Zona Sul de São Paulo, na noite deste domingo (31). Eles recolheram dinheiro, cartões e celulares dos fiéis. A Polícia Militar foi chamada e os suspeitos foram presos ainda dentro do templo.
Segundo a polícia, os assaltantes chegaram de moto e renderam um guarda civil que estava na frente da igreja, na Avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia. O objetivo dos assaltantes era levar o dinheiro do dízimo. Eles só não conseguiram porque, na hora do assalto, uma funcionária da igreja se trancou na sala onde fica o cofre.
Quando a polícia chegou, os ladrões permaneciam dentro da templo. Os três foram presos e a arma do guarda civil foi recuperada. Ainda de acordo com a PM, os suspeitos também vão responder por um assalto sofrido pelo pastor da igreja, ocorrido no início de março. O pastor identificou os suspeitos.
Consolação
Já na região central, quatro assaltantes entraram em um restaurante da Rua Itacolomi, na Consolação, por volta das 21h30 deste domingo. Além de bolsas e carteiras dos clientes, os assaltantes levaram R$ 76 do caixa e fugiram em um carro. Ninguém havia sido detido até a manhã desta segunda-feira (1º). A polícia pedirá imagens das câmeras de segurança do restaurante para tentar identificar os assaltantes.

"a palavra de DEUS liberta"