sábado, 9 de março de 2013

A BOA NOTÍCIA ERA MELHOR AINDA




Então, lhe anunciaram, dizendo: José ainda vive e ele também é regente em toda a terra do Egito. E o seu coração desmaiou, porque não os acreditava.
Gênesis 45.26 Jacó quase morreu quando seus filhos lhe contaram o que havia sucedido a José. Anos se passaram, e, mesmo sendo um homem de Deus, ele não descobriu a verdade. É triste quando se engana alguém, sobretudo se essa pessoa é serva do Senhor; por isso, quem faz isso corre grande perigo. No entanto, Deus é maravilhoso a ponto de até “proteger” os enganadores para que se arrependam um dia.
A inveja havia feito os irmãos de José tentarem matá-lo e, depois, por 20 moedas de prata, eles o venderam para um grupo de ismaelitas. Estes fizeram um bom negócio no mercado de escravos do Egito com o escolhido de Deus. Como seus irmãos foram duros, tapando a voz da consciência! De modo cruel e maligno, forjaram uma história para enganar o próprio pai, aquele que tinha a bênção.
Tempos depois, os irmãos de José não o reconheceram quando foram comprar trigo na terra de Faraó. Nem o dinheiro da compra colocado às escondidas, a pedido de José aos seus servos, nos sacos de mantimentos os fez se lembrarem das moedas que ganharam com a venda do irmão. O duro coração deles não os deixou investigar onde estaria José, quando foram àquele país para comprar trigo.
Depois que viram que o pecado não compensava, e Deus havia cumprido o que de José vinha dizendo, eles se arrependeram, choraram com o que fora vendido e tornara-se o primeiro-ministro da maior nação do mundo daqueles dias. Radiantes, foram dar as boas-novas ao seu pai. Com o perdão concedido por José, um enorme peso foi tirado das costas deles.
A notícia era a melhor que Jacó podia receber; contudo, ao ouvir que José vivia, seu coração acelerou e, por pouco, não morreu. Na verdade, ele não podia morrer, pois, como profeta, teria de dar a bênção aos seus filhos – inclusive a José. O que se passou em seu coração só saberemos quando nos encontrarmos nos Céus. Estaria Jacó ainda esperando a volta do filho e, por isso, ficou pasmado?
Jacó ficou praticamente fora de si, quando o Altíssimo não deixou que nem ele nem o filho morressem antes que a verdade fosse revelada. Dessa forma, ele constatou que o Deus que abraçara e com Quem fizera um pacto em Betel era fiel. Em seu coração, viu que os sonhos de José eram proféticos, e, com isso, a alegria quase o levou.
Uma das mensagens que fica desse fato é que a pessoa chamada pelo Senhor pode passar pelas piores provações, mas haverá de ver a justiça de Deus cumprir o que a respeito foi falado. O Senhor é fiel e cumprirá tudo aquilo que a seu respeito tem declarado. Seja firme e corajoso e vá até o fim, pois o Pai já está operando.

"a palavra de DEUS liberta"