quinta-feira, 4 de abril de 2013

Museu sobre as raízes do Cristianismo na Terra Santa será construído em Jerusalém





Museu sobre as raízes do Cristianismo na Terra Santa será construído em Jerusalém

vista-de-jerusalem-terra-santa
O projeto do “Terra Sancta Museum”, idealizado pelo padre italiano Pierbattista Pizzaballa, será construído no coração de Jerusalém e tem previsão de ser finalizado em 2015. Segundo o padre, o museu tem o objetivo de preservar o patrimônio, apresentar melhor a história para que se viva o presente com mais serenidade. O complexo de dois mil metros quadrados será composto de duas sedes – o Convento da Flagelação e o Convento de São Salvador – e três museus – arqueológico, de multimídia e histórico. Em entrevista à rádio italiana Radio Vaticana, Pizzaballa afirma que a construção desse complexo representa uma vontade precisa de apresentar, “sem polêmicas, nossa história, que é também a história desse país [Israel]”.
“Em Jerusalém são encontradas diversos sinais da presença cristã, mas não existe nenhum lugar que mostra de maneira sistemática, desde as origens até hoje, a história da presença cristã na Terra Santa, que é um aspecto muito importante”, explica Pizzaballa.
Segundo ele, outro escopo do museu é ajudar aos peregrinos e aos residentes a ter consciência da riqueza da história cristã e da sua atual presença em Israel. “Será acessível a todos: cristãos, hebreus e muçulmanos. O objetivo é apresentar de maneira positiva a nossa história com a intenção de que se torne um ponto de encontro para todos”, justifica.
O padre explica que as sedes e os três museus serão interligados, de maneira a mostrar a história do Cristianismo antigo, como era em Jerusalém nos tempos de Jesus. O museu arqueológico será situado no Convento da Flagelação, no início da Via Dolorosa, que leva ao Santo Sepulcro.
Nesse local, afirma o padre, serão apresentados vídeos que explicarão ao visitante a história da Via Dolorosa e do Santo Sepulcro. “A terceira parte do museu é [no Convento] São Salvador que irá mostrar o período das Cruzadas até hoje e como foi o desenvolvimento da comunidade cristã naquele período”, afirma Pizzaballa.
O Pierbattista Pizzaballa acredita que a construção do “Terra Sancta Museum” será muito importante para a sociedade, diante da realidade que vive hoje “de grandes divisões, de tantos problemas”. Segundo ele, é importante “investir na cultura, porque não temos somente necessidade de paz, justiça, pão e trabalho, mas também da sensação das coisas que fazemos aqui, da nossa missão. E essas iniciativas de caráter cultural são um farol nessa direção”.

Grupo judeu retoma sacrifícios em preparação para o “Terceiro Templo”

Grupo judeu retoma sacrifícios em preparação para o “Terceiro Templo”

0034
A maioria dos judeus espera a construção do Terceiro Templo como parte do cumprimento das profecias do Antigo Testamento e anúncio da vinda do Messias. Mas na última Páscoa (29/03), um grupo judeu ortodoxo realizou um sacrifício em frente ao Monte do Templo, em Jerusalém, seguindo o ritual descrito nos Livros de Moisés. Esse “abate ritual” não foi meramente uma reconstituição histórica, mas, sim um “ensaio profético” antes da reconstrução do Templo.
Nos últimos anos, esses sacrifícios foram realizados com a anuência do governo, mas o de 2013 surpreendentemente recebeu um veto do Serviço de Veterinária de Israel, que se recusou a dar autorização para o evento.
Os organizadores precisaram levar a questão até o tribunal, e conseguiram uma liminar permitindo o ritual. Os diferentes grupos envolvidos no caso foram liderados pelo rabino Yehuda Glick, o qual explica que o ritual foi realizado com o máximo de precisão bíblica possível.
“Nós tomamos o animal, como manda a Torá, fizemos um altar como era antigamente, e uma cozinha construída de acordo com a halachá [lei judaica]. Nós abatemos o animal com os Leviim cantando e usando as roupas sacerdotais, assim como era o sacrifício do Pessach [Páscoa] de nossos antepassados”.
Os leviim são judeus da tribo bíblica de Levi, cujos membros celebravam as cerimônias no antigo Templo. Para o rabino Glick, o ritual foi comovente. ”O simbolismo de ficarmos em pé, diante do Monte do Templo e nos preparando para o sacrifício da Páscoa, sem dúvida, foi um momento especial”, resumiu. Com informações Israel National News.

Teorias da conspiração: 13% dos americanos acham que Obama é o anticristo

Teorias da conspiração: 13% dos americanos acham que Obama é o anticristo




A teoria de que Obama é o anticristo é partilhada por 13% de inquiridos numa sondagem, outros 13% não têm a certeza
Uma sondagem a várias teorias da conspiração mostra que 13% dos americanos acham que o seu Presidente, Barack Obama, é o Anticristo, enquanto outros 13% dizem não ter a certeza. A teoria é explicada, por exemplo, num vídeo no Youtube (prova de que Obama é o anticristo, com mais de três milhões de visionamentos) e sites de verificação de emails enganosos têm também explicações sobre porque email com este título são falsos.
Recentemente, a minisérie A Bíblia, do canal História, provocou polémica: à primeira aparição de Satanás deixou as redes sociais a fervilhar com comparações entre o actor que o personificou e o Presidente norte-americano.
Segundo o inquérito da Public Policy Polling, que colocou algumas teorias da conspiração em forma de pergunta, a ideia de que Obama é ou pode ser o anticristo não é, no entanto, a mais popular. A que ficou em primeiro lugar foi a de que o aquecimento glocal é uma invenção: 37% não acreditam que este fenómeno exista.
Ainda segundo a sondagem, 28% acreditam que Saddam Hussein esteve envolvido nos ataques de 11 de Setembro e outros 28% acham que há uma conspiração de uma elite global para estabelecer uma nova ordem mundial.
15% dizem que o Governo ou os media usam tecnologia para controlo da mente no sinal de transmissão, e 14% acreditam na existência do Abominável Homem das Neves.
Já a teoria de que Osama bin Laden está vivo é verdade para 11% dos inquiridos, enquanto 7% partilham a desconfiança sobre a veracidade da ida do Homem à Lua. Apenas 5% acham que Paul McCartney morreu em 1966, e 4% acreditam que há répteis vivendo disfarçados como pessoas na Terra, preparando-se para assumir o controlo.
A sondagem pretendeu ainda ver a diferença entre eleitores republicanos e democratas no que diz respeito a algumas teorias.
Por exemplo, em relação ao aquecimento global não ser um fenómeno verdadeiro, a maioria dos republicanos inquiridos concorda (58%), seguindo-se os independentes (41% concordam) e os democratas (11% concordam). Quanto à conspiração para uma nova ordem mundial, 34% de republicanos, 35% de independentes acreditam na teoria, contra 15% democratas.

Temporais mataram mais de 40 pessoas na capital argentina e na cidade de La Plata nos últimos dois dias



Temporais mataram mais de 40 pessoas na capital argentina e na cidade de La Plata nos últimos dois dias

O mau tempo parece não dar trégua na Argentina. O Serviço Meteorológico Nacional emitiu, nesta quarta-feira, um novo alerta para fortes chuvas no centro e no sul da província de Buenos Aires, após temporais causarem a morte de mais de 40 pessoas e inúmeros danos materiais na capital argentina e em cidades próximas.
Segundo o alerta, “a formação de um sistema de baixa pressão dará lugar, entre hoje e a manhã de quinta-feira, a precipitações de variada intensidade sobre a área de cobertura, podendo, em alguns casos, superar os 100 milímetros”.
Além disso, o Serviço Meteorológico Nacional alerta que as “chuvas e tempestades” devem continuar em Buenos Aires e na região de La Plata, onde 35 pessoas morreram na última madrugada, até amanhã.

Dois temporais, pelo menos 41 mortos
As fortes chuvas que atingiram a província de Buenos Aires na noite de terça-feira deixaram um saldo superior a 40 mortes, segundo informam os últimos boletins das autoridades argentinas. A região mais afetada é a da cidade de La Plata, onde, segundo o último informe do governador Daniel Scioli, pelo menos 35 cinco pessoas morreram. Na capital federal, seis vítimas fatais foram confirmadas, o que compõe um total parcial de 41 mortes.
Chuva provoca mortes e inunda ruas de Buenos Aires
Clique no link para iniciar o vídeo
Chuva provoca mortes e inunda ruas de Buenos Aires

“Nunca vi coisa igual. Esta situação não tem precedentes”, disse Scioli, segundo o jornal Clarín. Ele confirmou que foram registradas 35 vítimas fatais na cidade de La Plata e em seus arredores e que mais de 2,2 mil pessoas foram retiradas de suas casas. O trabalho de resgate persiste, e os números de vítimas pode aumentar nas próximas horas

"a palavra de DEUS liberta"